sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MDE : Anudem - Recentes avanços na modelagem do relevo

O Anudem é um interpolador presente no ArcGis com o nome TopotoRaster. A seguir é apresentado um pequeno trecho traduzido do artigo uqe Hutchinson apresentou no Geomorphometry 2011 sobre as mais recentes evoluções do Anudem, que normalmente são incorporadas nas próximas versões do ArcGis.


"O relevo desempenha um papel fundamental na modulação da superfície da terra e processos atmosféricos em uma ampla gama de escalas espaciais (Hutchinson 2008). Assim, modelos de elevação digital (DEM) têm desempenhado um papel fundamental no apoio representações de mesoescala do clima, bem como no apoio a representações mais detalhadas da hidrologia de superfície. O ANUDEM(Hutchinson 1989, 2007) é comumente usada para calcular esses modelos de elevação em forma de grade regular.Principais características do método incluem a sua eficiência computacional, permitindo-lhe ser aplicada a conjuntos de dados muito grandes, e uma gama de características localmente adaptativas, incluindo um algoritmo de imposição da drenagem que  mantem a estrutura de drenagem conectada no DEM interpolados, e algoritmos para incorporar dados de  lagos e falésias. Este artigo descreve o progresso atual do processo ANUDEM para melhor representar lagos e efetivamente mehorar a interpolação de dados ruidosos provenientes de fontes de alta resolução. Esses dados estão se tornando cada vez mais comum. O procedimento de interpolação de base multi-grade permanece eficaz em representar efectivamente lagos e falésias e estavelmente interpolando dados de elevação de alta resolução. Erros correlacionados em dados de elevação também podem ser especificamente acomodados.”

Leia o artigo completo em ingles formato PDF

Um comentário:

  1. boa tarde!
    estou gerando um mapa de isodeclividades a partir de uma srtm porém o mapa está ficando com um aspecto triangular. alguém sabe como deixar o relevo mais suavizado? onde consigo material sobre esse assunto? desde já agradeço!

    ResponderExcluir