quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sensoriamento remoto : Aeromodelos autônomos para fotografia aérea

Technorati Tags: - - -

Os pesquisadores da Universidade de Purdue, irão em  em breve um realizar experimento com aeronaves não tripuladas que voam com muito pouca intervenção humana.
A aeronave irá utilizar uma combinação de tecnologia de sistema de posicionamento global (GPS)  e um sistema de navegação chamado AttoPilot que utiliza sinais GPS e um sistema de estabilização de vôo a bordo, para guiar a aeronave para pontos predeterminados . Os pesquisadores podem estas posicionados fora da área para controlar e monitorar a aeronave remotamente. O sistema AttoPilot já foi instalado na aeronave no início deste ano, e os ensaios terão início na Primavera do hemisfério norte segundo os pesquisadores.
Segundo a Universidade de Purdue, os investigadores estão utilizando aeronaves não tripuladas pequenas e leves - essencialmente, um modelo de avião equipado com equipamentos eletrônicos  para coletar dados agrícolas para Calmar Labs em Remington, Ind. O veículo é equipado com Câmeras infravermelho e câmeras digitais para tirar fotos para avaliar o efeitos de sombreamento sobre o crescimento ou milho e acompanhar os efeitos da seca ou inundações nas culturas. Até agora, a aeronave foi controlada por um receptor de rádio convencional, que exigia a intervenção humana para começar e terminar a missão.
"A sua leveza e capacidade de voar em baixas altitudes também dará vantagem considerável sobre satélites", disse Michael Leasure, um professor assistente de tecnologia da aviação em Purdue. "Um veículo aéreo não tripulado podem ser mobilizados quase imediatamente, e os dados podem ser recolhidos dentro de meia hora. Essa preparação é importante, quando são necessárias informações dentro de um curto período de tempo."
Outras utilizações podem incluir eventos de  vigilância de multidões e de controle do tráfego, a detecção  do crescimento das plantas de maconha, e localizar as pessoas em situações de reféns ou em outros crimes.

Fonte : Go fly yourself

Nenhum comentário:

Postar um comentário