sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Bacia Amazonica



O Blog do Geoprocessamento disponibiliza para download o Mapa de Bacias e sub-bacias do rio Amazonas (Bacia Amazônica) , produzido a partir de dados disponibilizados pelo IBGE e pela ANEEL.Para fazer o download basta clicar sobre o mapa com o botão direito do mouse e salvar o mapa no seu computador.

Bacia do Rio Amazonas

Fonte : ANEEL

Características físicas

A maior rede hidrográfica mundial é a da Bacia Amazônica, com área de drenagem da ordem de 6.112 .000 km² prolongando-se dos Andes até o Oceano Atlântico. Ocupa cerca de 42% da superfície brasileira, estendendo-se além da fronteira da Venezuela à Bolívia.
Seu principal curso de água é o rio Amazonas, que com extensão de 6.570 km, nasce em território peruano, no riacho Lauricocha, originário da lagoa do Ninõ, nas geleiras da cordilheira de Santa Anna, cerca de 5.000m acima do nível do mar. O percurso inicial, da ordem de 45 Km, é realizado em quedas, no sentido norte, formando as lagoas Santa Anna, Cablocacha, Nieveurco, Tinquincocha, Yanacocha e Patarcocha. Após escoar no Lago Lauricocha, toma a denominação de Marañon, ainda no Andes, onde recebe pequenas contribuições, e após atravessar o Pongo de Manseriché, segue aproximadamente a direção leste até a foz, no Atlântico. Entra no Brasil na confluência com o rio Javari, somente a partir da confluência com o rio Javari, próximo a Tabatinga, sendo, então, chamado de Solimões e, somente a partir da confluência com o rio Negro, passa a ser denominado de Amazonas. Próximo a Manaus, bifurca-se com o Paraná do Careiro, estimando-se aí uma largura da ordem de 1.500m e profundidade em torno de 35 m. Entre a confluência do rio Negro e a região das ilhas, próximo a desembocadura, é conhecido por Baixo Amazonas.
Em virtude de sua posição geográfica, praticamente paralela ao Equador, o regime do Amazonas é influenciado pelos dois máximos de pluviosidade dos equinócios, sendo, por isso conhecido como regime fluvial de duas cheias.
A bacia Amazônica está sujeita ao regime de interferência, portanto tem contribuintes dos hemisférios Norte e Sul, coincidindo a cheia de um hemisfério com a vazante do outro.



quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Geoprocessamento : Metodologias para projetos ambientais


Metodologias para projetos ambientais foi produzido por Gilberto Câmara, José Simeão de Medeiros, Cláudio Clemente F. Barbosa, Eduardo C.G. Camargo. Este capítulo procura discutir os diferentes usos de Geoprocessamento para aplicações ambientais. Para acessa o texto em formato pdf clique aqui.

Álgebra de mapas e suas aplicações em sensoriamento remoto e geoprocessamento

Trata-se de uma Dissertação de Mestrado em Sensoriamento Remoto, defendida por Claudio Clemente Faria Barbosa, orientada pela Dra. Evlyn Márcia Leão Moraes Novo, e Dr. Gilberto Câmara Neto. O texto na integra pode ser acessado clicando aqui.

Álgebra de mapas e sua aplicações em sensoriamento remoto e geoprocessamento
Claudio Clemente Faria Barbosa
Location: http://bibdigital.sid.inpe.br/rep-/dpi.inpe.br/banon/1998/05.07.15.37

O termo Álgebra de Mapas" e utilizado na literatura de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para denotar o conjunto de operadores que manipulam campos geográficos (imagens, mapas temáticos e modelos numéricos de terreno). Este trabalho discute as diferentes questões envolvidas na concepção, implementação e uso dos operadores da Álgebra de Mapas. Na analise conceitual, o trabalho apresenta uma visão teórica consistente do problema, ao analisar a definição destes operadores e ao indicar as alternativas de conversão de formatos necessárias para implementar cada operador. a implementação dos operadores foi realizada no ambiente da linguagem de comando do sistema SPRING (LEGAL). Para testar e validar os operadores implementados, tornou-se uma aplicação pratica, de grande importância (Zoneamento Ecologico-Economico da Amazônia Legal). A partir de um roteiro metodológico, que objetiva estimar o grau de estabilidade de unidades homogêneas de paisagem, foi desenvolvida uma aplicação em LEGAL, a qual automatiza algumas etapas do roteiro utilizando os operadores implementados neste trabalho. A grande coerência entre os resultados obtidos por essa técnica e os produzidos anteriormente (com uso de interpretação visual) revelou o potencial de Álgebra de Mapas como ferramenta de apoio e estudo de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

Tutorial: Geoestatística para Geoprocessamento

O texto "GEOESTATíSTICA: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES" de Eduardo Celso Gerbi Camargo trata do uso da geostatística em aplicações de geoprocessamento. Inicialmente são apresentados os conceitos mais importantes e a fundamentação teórica por traz da Geoestatística e posteriormente sua aplicações. Para baixar o arquivo PDF clique aqui

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Mapa da temperatura da água do mar


Mapa da temperatura da água do mar, produzido pela Universidade de Winsconsin.

ArcGis


Matriz de funcionalidades do ArcGis Desktop, auxilia na escolha de qual versão do ArcGis ( ArcInfo, ArcEditor, ArcView) escolher. Nesta matrix é feita uma relação de funções existentes em cada versão do ArcGis. Para baixar o arquivo em formato PDF clique aqui.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ebook : Introdução ao Manejo de Bacias Hidrográficas

O Ebook Introdução ao Manejo de Bacias Hidrográficas foi produzido pelo Prof. Walter de Paula Lima, do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ para a Disciplina LCF 0678 – Manejo de Bacias Hidrográficas. Os arquivos estão no formato PDF e podem ser acessados clicando nos links abaixo:

Capa

Cap 1 - O que é Manejo de Bacias Hidrográficas

Cap. 2 – Introdução à Hidrologia Florestal

Cap. 3 – Ciclo Hidrológico e Balanço Hídrico

Cap. 4 – Análise Física da Bacia Hidrográfica

Cap. 5 - Geração do Deflúvio em Microbacias Florestadas

Cap. 6 - Regime da Água do Solo em Microbacias Florestadas

Outras postagens neste blog sobre bacias hidrográficas

Tutorial : Utilizando cartas em DGN do IBGE no ArcGis

O IBGE disponibiliza em formato DGN uma grande quantidade de cartas planialtimétricas em escalas que vão desde 1:25.000 até 1:500.000. Estes arquivos podem ser lidos no arcview com o uso da extensão Cad Reader e no ArcGis diretamente. Assim sendo é possível exportar os arquivos para o formato shapefile. Ao realizar a exportação deparamos com as coordenadas mostradas de uma forma pouco usual, UTM em quilômetros. Para resolver este problema é necessário utilizar o ArcToolbox do ArcGis. Os passos necessários são :

  • Converter o arquivo de DGN para shapefile
  • Definir a projeção atual do shape (SAD69)
  • modificar a definição das coordenadas da projeção atual de metros para quilômetros
  • projetar o shape informando a nova projeção igual a projeção atual com unidade em metros.

Assista ao vídeo abaixo que mostra toda a operação




domingo, 21 de outubro de 2007

Ebook : Workshop - A Expansão da Agro-energia e Seus Impactos Sobre os Ecossistemas Brasileiros


Promovido pela Conservação Internacional (CI) e pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), o workshop discutiu os principais aspectos de sustentabilidade e impactos sobre a biodiversidade da produção de agro-energia no Brasil e sua expansão. O evento reuniu autoridades nas áreas de agricultura, meio ambiente e economia do Brasil e exterior para traçar uma radiografia das potencialidades, impactos e opções de sustentabilidade da ampliação do plantio agrícola para a geração de energia, em março de 2007, no Rio de Janeiro. O encontro contou ainda com o apoio do BNDES, da União da Agro-indústria Canavieira de São Paulo (UNICA) e AGROPALMA. Foi disponibilizado pela Conservação Internacional , o conjunto de papers preparados para o workshop.




Papers:

  1. Capa.pdf
  2. Apresentacao.pdf
  3. Indice.pdf
  4. Integração dos agricultores familiares e dos empreendedores de pequeno porte na produção dos biocombustíveis
  5. Present Situation and Perspectives on Bioethanol in Brazil
  6. Áreas e paisagens prioritárias no Cerrado, Pantanal e Amazônia
  7. A Política Brasileira de Biocombustíveis
  8. A Biodiversidade Ameaçada No Brasil: Como Garantir a sua Proteção?
  9. Gestão e Monitoramento Territorial da Agroenergia no Brasil
  10. Como Minimizar os Impactos sobre a Biodiversidade Amazônica
  11. A Experiência da Agropalma
  12. A Energia da Cana-de-Açúcar
  13. Sugar Cane’s Energy
  14. WORLD MARKET FOR BIOFUELS
  15. Certificação Florestal
  16. Visões Ambientais para o Financiamento de Biocombustíveis no Brasil
  17. A Expansão da Agro-Energia e seus Impactos sobre os Ecossistemas Brasileiros

Apresentações:

1 - Israel Klabin FBDS (Abertura)
2 - Roberto Rodrigues FGV
3 - Luiz Augusto Cortez UNICAMP
4 - Fabio Sakatsume ABDI
5 - Flavio Montiel Rocha IBAMA
6 - José M. Cardoso CI Brasil
7 - R. Machado e A. Paglia CI Brasil
8 - Laura Tetti UNICA
9 - Marcello Brito AGROPALMA
10 - Eduardo Trevisan IMAFLORA
11 - Evaristo de Miranda EMBRAPA
12 - Weber Amaral ESALQ
13 - Eduardo B. de Mello BNDES (arquivo indisponível)
14 - Phil New BP Biofuels
15 - John Buchanan CI CELB

Recomentadações Conlusivas do Workshop

Ebook : O Corredor Central da Mata Atlântica



Nessa publicação, a Aliança para Conservação da Mata Atlântica e o Ministério do Meio Ambiente relatam os avanços já conseguidos na implementação do Corredor Central da Mata Atlântica com base nas iniciativas do Projeto Corredores Ecológicos e do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF). Como mostrado, o desenvolvimento da estratégia dos Corredores Ecológicos ou de Biodiversidade tem possibilitado avanços importantes, como o melhor planejamento para conservação, o aumento da escala de atuação, o fortalecimento da rede de áreas protegidas através da ampliação e implementação das unidades de conservação, a proteção de espécies ameaçadas de extinção, a capacitação de pessoal, a integração de ações de fiscalização e a formação de redes institucionais. Publicado em 2006. Nº de páginas: 46. Disponível em formato eletrônico. Para fazer o download clique aqui.

Para ver outros livros citados neste blog clique aqui.

sábado, 20 de outubro de 2007

Curso de ArcGis


A ESRI esta oferecendo gratuitamente os seguintes cursos relacionados ao ArcGis :

Editing in ArcGIS 9: Tips and Tricks
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Editing in ArcGIS 9: Tips and Tricks II
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Exploring the VBA Environment
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Geoprocessing CAD Data with ArcGIS
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Geoprocessing Using ModelBuilder
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Getting Started with ArcGIS Business Analyst
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Getting Started with ArcObjects in ArcGIS
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Getting Started with Scripting in ArcGIS 9
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Integrating SAS Software with ArcGIS
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to ArcGIS 9 Geostatistical Analyst
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to ArcGIS Image Server 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to ArcGIS Network Analyst
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to ArcGIS Online
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to ArcGIS Survey Analyst
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to Cartographic Representations in ArcGIS 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to Geodatabase Replication at ArcGIS 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to PLTS Aeronautical Solution for ArcGIS 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to Production Line Tool Set (PLTS) for ArcGIS 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Introduction to the Cadastral Editor in ArcGIS Survey Analyst 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Making Better Map Layouts with ArcGIS
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Migrating from ArcView 3.x to ArcGIS Desktop
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Migrating to VB .NET
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Qué Hay de Nuevo en ArcGIS 9
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Understanding Spatial Statistics in ArcGIS 9
Self-Study (Virtual Campus)
Free
What's New in ArcGIS 9
Self-Study (Virtual Campus)
Free
What's New in ArcGIS 9 Labeling and Annotation
Self-Study (Virtual Campus)
Free
What's New in ArcGIS Desktop at 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
What's New in the Geodatabase at ArcGIS 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Working with CAD Data in ArcGIS 9.2
Self-Study (Virtual Campus)
Free
Working with Geodatabase Topology
Self-Study (Virtual Campus)
Free