sábado, 15 de setembro de 2007

Lançamento do CBERS 2B será transmitido via teleconferência


Às 23 horas de terça-feira (18), do Centro de Controle e Rastreio de Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), técnicos e convidados poderão acompanhar o lançamento do CBERS-2B pelo foguete Longa Marcha 4B a partir do Taiyuan Satellite Launch Center.

Direto da China, todas as etapas do lançamento do satélite sino-brasileiro serão informadas por meio de teleconferência pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara, e pelo coordenador do programa CBERS, Ricardo Cartaxo.
Na quarta-feira (19), às 10 horas, será registrada a primeira passagem do satélite pelo território brasileiro. Este evento também será acompanhado do Centro de Controle e Rastreio de Satélites do INPE.

Dando continuidade às atividades finais da campanha de lançamento do CBERS-2B, foi realizado nesta sexta-feira (14), na base chinesa de Taiyuan, o primeiro ensaio de lançamento do satélite em conjunto com o foguete Longa Marcha 4B. O CBERS-2B é o terceiro satélite feito em parceria pelo Brasil e China.

“Exatamente às 11h26min foi comandado o ‘lift off’ do foguete. De acordo com os requisitos operacionais em órbita, o lançamento terá que ser realizado no horário que vai das 11h26min às 11h36min. No ensaio de hoje o lançamento foi exatamente no primeiro minuto permitido”, relata José Iram Barbosa, chefe do Serviço de Garantia do Produto do INPE, que acompanha as atividades na China. O ensaio permitiu a simulação com bastante detalhe do lançamento real do satélite. O satélite foi colocado em sua configuração de vôo às 9h26min – duas horas antes do início do horário de lançamento. Nas duas horas seguintes o foguete passou por todo o procedimento na torre: abertura das plataformas, recolhimento dos umbilicais e respectivos braços mecânicos de suporte, ficando assim completamente livre. Foram verificados, também, os links de comunicação entre as várias unidades operacionais que participam do lançamento e, finalmente, a simulação do lift-off às 11h26min.

fonte : INPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário