terça-feira, 21 de agosto de 2007

Consórcio europeu capacita pesquisadores em Alagoas

De 20 a 24 de agosto, 40 pesquisadores entre brasileiros e sul-americanos estarão reunidos em Maceió (AL) para uma atividade inédita em universidades públicas do Brasil: o treinamento de usuários de imagens dos satélites meteorológicos mantido pelo Eumetsat, consórcio europeu que reúne 18 países e oferta um dos sistemas de satélites mais avançados do mundo. O treinamento a ser realizado pelo consórcio é promovido no Brasil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), única universidade do país a possuir a tecnologia de aquisição, recepção e tratamento de dados do satélite Meteosat-9.

“Nosso objetivo é a partir desta experiência de treinamento em Alagoas transferir a tecnologia dos satélites do sistema Eumetsat para outros centros de estudos e pesquisas universitárias de toda a parte sul do continente americano”, afirma Humberto Alves Barbosa, professor do Instituto de Ciências Meteorológicas da Ufal e organizador do evento. No “Workshop Internacional de Satélites Meteorológicos para Usuários Sul-americanos” pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e do consórcio europeu vão apresentar as inúmeras viabilidades para a implantação do sistema.

Numa iniciativa pioneira no Brasil, a Ufal implantou em maio de 2007 a primeira estação universitária brasileira de recepção de dados do satélite Meteosat de Segunda Geração (MSG). O satélite é o 9º de uma série iniciada em 1977, resultado de iniciativa da Agência Espacial Européia (ESA) para a produção de dados primários relacionados à previsão de tempo e condições meteorológicas. A Eumetsat (Europe's Meteorological Satellite Organization) é uma organização intergovernamental que reúne Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Turquia e Reino Unido. Mais sete países do leste europeu mantêm acordos de cooperação com a organização européia.
Para ler o texto na integra click no link

Fonte : alagoas24horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário